Tartan: O xadrez do inverno 2019 e sua aplicação nos acessórios

É muito comum vermos o xadrez imperar nas vestimentas de inverno. O Xadrez Tartan sempre aparece nas composições desta estação mais fria, que remete aos Kilts, as saias escocesas. Mas você sabe a história dessa padronagem? Neste post iremos conhecer a bagagem cultural desta estampa. Além disso, teremos muitas inspirações com a utilização desta padronagem em acessórios. Vamos lá!

A história dos Clãs, do Kilt e do Tartan

Para entendermos o uso correto do kilt (tradicional traje escocês que se assemelha a uma saia), faz-se necessário entender a estrutura dos Clãs, que eram estruturas de famílias e protetorados que se identificavam por kilts com padrões semelhantes. Estas padronagens são chamadas de Tartan, que era um tecido a base de lã, e que tinha várias utilidades, principalmente aquecer a pessoa contra o rígido frio das Highlands.

Após a batalha de Culloden, o sistema de clãs sofreu um duro golpe. O uso do kilt (tartan) foi proibido por 100 anos e o sistema de clãs quase desapareceu. No ano denominado o “ano do carneiro” (1792), milhares de arrendatários foram expulsos de suas terras. Muitos deles foram para a Austrália, América e Canadá.

O retorno do uso do kilt foi reestabelecido com o apoio de um dos personagens mais importantes da literatura da Escócia: Sir Walter Scott. Em uma de suas obras, Waverly, Sir Walter Scott recriou o mundo romântico e heróico dos clãs e reacendeu a chama. Um dos pontos mais marcantes, e para muitos historiadores o mais importante e decisivo, foi quando Sir. Walter Scott trouxe o Rei Jorge IV para visitar Edimburgo. Na ocasião ele “plantou a semente” para a liberação do uso do kilt como traje nacional e o restabelecimento dos clãs.

O Tartan possui uma padronagem diferenciada para cada clã

Não existem kilts com padronagens iguais. Cada tartan é feito com um entrelaçado diferente, além do conjunto de cores. É justamente esta padronagem que proporciona a característica de um clã.

Hoje em dia qualquer pessoa pode criar seu tartan e caso queira, até mesmo registrar a padronagem.

Tipos de Tartan: 10 modelos para inspiração

Stuart/Stewart – Prince Charles Edward
Barclay Dress
Wotherspoon
Hay or Stewart
Fraser Stewart of Athol
Ogilvie of Strathallan
Chisholm of Strathglass
Stuart/Stewart Royal variant
Stuart/Stewart Hunting
Stuart/Stewart of Appin #4

Como podemos aplicar a padronagem tartan nos acessórios?

Existem diversas opções no uso de bijuterias e acessórios. Não acredita? Veja abaixo nossas inspirações! 🙂

Quer mais opções de Tartan? Nossa dica é seguir nossa pasta no Pinterest ( https://br.pinterest.com/garotasarara/ )!

Curtiu saber mais sobre a bagagem cultural do Tartan e as aplicações desta padronagem nas bijuterias? Aproveite para ver também as últimas tendências e novidades sobre Bijoux e Joias aqui no blog!

Fontes:

Imagens: Imagem Destaque: Collar and Bow | Photo by Evelyn Fjord on Unsplash | https://www.tartanregister.gov.uk | Etsy

A história dos Clãs, do Kilt e do Tartan: http://www.clanmachamilton.com.br/kilt.htm

Tipos de Tartans: https://www.scotweb.co.uk/tartan/Stuart/20850 | https://www.tartanregister.gov.uk

Follow my blog with Bloglovin

Author

Olá, meu nome é Verônica Lidugério. Sou artesã, empreendedora e criadora da marca Garota Sarará. Cuido do conteúdo do site / blog e buscarei sempre trazer novidades sobre o mercado de bijuterias e joias. Quer falar comigo? Pode enviar um e-mail: contato@garotasarara.com.br

Deixe um comentário